Mercado de Aquecimento Solar Térmico Registra Ano de Crescimento

O mercado de aquecimento solar de água registrou um crescimento de 3% em 2021 após sete anos de declínio. Um desenvolvimento notável foi reportado em alguns dos maiores mercados de aquecimento solar. A capacidade do solar térmico atingiu 522 GWth, fornecendo calor verde para 109 milhões de clientes residenciais e comerciais em todo o mundo. Com um faturamento de US$ 18,7 bilhões, o setor emprega cerca de 380 mil pessoas em todo o mundo.

Estes são alguns números-chave do relatório deste ano, do Solar Heat Worldwide 2022, publicado pelo Programa de Colaboração em Tecnologia de Aquecimento e Resfriamento Solar da Agência Internacional de Energia (IEA SHC). A 18ª edição tem um design completamente novo. Dados atuais de 70 colaboradores de países criam a avaliação mais abrangente dos mercados de aquecimento e resfriamento solar no mundo. O relatório completo e as principais conclusões estão disponíveis gratuitamente no site da IEA SHC (www.iea-shc.org/solar-heat-worldwide).

“Com 21 GW de nova capacidade instalada em 2021, o setor de energia solar térmica provou mais uma vez que é um participante significativo no movimento em direção à neutralidade climática. Nossa publicação principal Solar Heat Worldwide mostra a ampla gama de clientes que podem lucrar com emissão de zero carbono, com aquecimento produzido no local”

afirma Tomas Olejniczak, presidente do Programa SHC da IEA.

Políticas de apoio e aumento dos preços dos combustíveis fósseis impulsionam a demanda

Tendências positivas foram observadas em grandes mercados de aquecimento solar. A Itália, por exemplo, experimentou um crescimento fenomenal de 83% no ano passado, impulsionado pelo aumento das atividades de construção combinada com um novo esquema de redução de impostos, o “Superbonus” para edifícios energeticamente eficientes. Da mesma forma, a demanda no Brasil (+28%) e nos Estados Unidos (+19%) aumentou à medida que as pessoas passaram mais tempo em casa durante a pandemia e investiram em soluções de aquecimento solar para piscinas. As vendas para clientes comerciais no Brasil também aumentaram devido ao crescimento do setor de construção e ao aumento dos preços da eletricidade causados pela falta de energia.

Mercado de aquecimento solar com as maiores taxas de crescimento em 2021. Fonte: Solar Heat Worldwide 2022

Principais mercados para soluções termossolares

“O aquecimento solar distrital é uma aplicação bem estabelecida com quase 300 sistemas em todo o mundo. Mas a demanda depende muito do apoio de políticas, como mostra o exemplo da Dinamarca”, diz Werner Weiss, um dos dois autores do relatório. A Dinamarca foi o mercado líder para novas adições de aquecimento solar distrital por quase uma década. Em seguida, o mercado entrou em colapso devido a uma mudança na política e no financiamento em 2020. A China e a França ultrapassaram a Dinamarca e alcançaram as primeiras posições no ranking de nova capacidade de aquecimento solar distrital em 2021.

Abaixo estão os três principais países para diferentes segmentos de mercado.

PV- Mercado térmico em ascensão

Um destaque do relatório deste ano é o capítulo abrangente sobre sistemas fotovoltaicos térmicos (PVT) – geração de aquecimento solar e eletricidade solar. Trinta e oito fabricantes em todo o mundo forneceram dados de vendas detalhados, dando uma visão específica do país sobre a implantação de PVT. A França é o mercado líder com coletores PVT baseados em ar usados para aquecimento. No entanto, os coletores PVT abertos ganharam popularidade como uma fonte de aquecimento para bombas de calor em edifícios residenciais e comerciais nos outros países líderes, Coréia do Sul e China.

Hoje, 1,4 milhões de m² de área de coletores PVT estão em operação. Em 2021, a capacidade global de PVT em operação cresceu 13% após um crescimento constante de 9% entre 2017 e 2020.

Capacidade acumulada de PVT para os anos de 2017 a 2021. Fonte: Solar Heat Worldwide

Plantas de calor industriais solares multi-MW

As industrias ao redor do mundo pedem cada vez mais um fornecimento de aquecimento livre de CO2. As maiores plantas de aquecimento solar industrial estão listadas no relatório com uma planta de 300 MW em um campo de petróleo em Omã, seguida por um sistema de 37 MW na Austrália para um produtor de tomate e um sistema de 28 MW para uma mina de cobre no Chile.

O número de plantas de aquecimento solar industrial cresceram para aproximadamente 975 industrias documentadas com uma área total  de coletores instalados de 1,23 milhões de m2. O México lidera em número de sistemas de aquecimento solar industrial, instalados devido à competitividade de custos com combustíveis fósseis, principalmente gás liquefeito de petróleo (GLP).

As tecnologias solares térmicas são adequadas para fornecer aquecimento a muitos processos, como secagem, fervura, esterilização ou branqueamento com necessidades de temperatura de até 400 °C. Isso é importante, considerando que a indústria está entre os setores econômicos mais desafiadores para descarbonizar, dados os longos ciclos de investimento em novas infraestruturas energéticas.

Coletores parabólicos na Comercial Forrajera de Lagos (COMFOSA) in Mexico. Photo: COMFOSA

Solar Heat Worldwide

Publicado pela primeira vez em 2005, o Solar Heat Worldwide deste ano fornece dados de mercado sobre capacidades instaladas e participação de aplicativos de 70 países. O relatório de 85 páginas inclui um foco especial na China, que tem o maior mercado termossolar do mundo. A Solar Heat Worldwide tem uma reputação sólida como fonte de referência para dados de aquecimento e resfriamento solar entre organizações internacionais, incluindo REN21 e IRENA. O relatório foi novamente o principal contribuinte para os capítulos de aquecimento e resfriamento solar do Renewable 2022 Global Status Report (GSR) da REN21, um dos principais relatórios do consultor de políticas sobre energias renováveis. Solar Heat Worldwide foi novamente escrito por Werner Weiss e Monika Spörk-Dür do instituto de pesquisa austríaco AEE INTEC e apoiado pelo Ministério Federal para Ação Climática da República da Áustria e especialistas em aquecimento solar em todo o mundo.

Sobre o IEA SHC

A Agência Internacional de Energia, Programa de Colaboração em Tecnologia de Aquecimento e Resfriamento Solar (IEA SHC) é um programa internacional de pesquisa e informação sobre tecnologias de aquecimento e resfriamento solar. Mais de 200 especialistas de 19 países, a Comissão Europeia e oito organizações internacionais realizam pesquisas colaborativas em uma ampla variedade de tópicos, https://www.iea-shc.org/tasks.

Para mais informações: Pam Murphy, comunicações@iea-shc.org