Acordar diante do ar puro, com um verde exuberante e tomar um banho quente sem sobrecarregar o sistema elétrico. É esse tipo de experiência que os hóspedes do Hotel Fazenda M1, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, tem o privilégio de desfrutar.
Há mais de 10 anos o local decidiu investir no aquecimento solar como forma de reduzir custos e ganhar em conforto e qualidade no banho, explica Adriano Franci, um dos sócios do Hotel.
Ele conta que inicialmente o investimento se deu em equipamentos com 100 litros de água por quarto, o hotel possui 76 apartamentos. Nesse primeiro período havia um suporte com gás, tecnologia que foi substituída por trocadores de calor em todas as linhas. “Hoje a energia solar é suficiente o gasto é menor em qualquer situação.”
Segundo Adriano Franci, a opção pelo uso do aquecedor solar de água inicialmente teve por base principalmente a economia de energia, no entanto, o uso de uma fonte de energia renovável vai muito de encontro com o “espírito” do local, que tem na natureza seus maiores atrativos.
Localizando cerca de 180 km da capital do estado, o hotel encontra-se em uma região bastante ensolarada o que favorece e muito a utilização da tecnologia. “Com os equipamentos colocados garantimos o retorno do investimento, o sistema se mostrou bastante econômico”, finaliza.