Graças à sua versatilidade, iniciativas sustentáveis utilizando a energia solar térmica vem ganhando destaque em várias partes do mundo. Um exemplo interessante é o projeto habitacional desenvolvido pela ORVI para atender seus funcionários que trabalham em um assentamento no sul da Namíbia, na margem norte do rio Orange.
O projeto habitacional é uma solução simples e acessível, além de sustentável de aquecimento solar de água para 58 casas e recebeu o Prêmio SHC Solar 2022, durante a EuroSun, Conferência Internacional sobre Aquecimento e Resfriamento Solar para edifícios e indústrias, que aconteceu em Kassel, na Alemanha.
O Prêmio celebra a conquista substancial e o impacto mensurável de um projeto de habitação social usando energia solar térmica para reduzir o consumo e os custos de energia. Segundo os organizadores, o projeto da ORVI Social Housing, é um exemplo perfeito de moradia acessível que melhorou o padrão de vida dos moradores, apoiou uma empresa solar nacional, ajudou a economizar anualmente energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa – neste caso, 120.000 kWh de eletricidade produzidas em usinas à carvão, evitando assim a liberação de 36 toneladas de CO2 anualmente.
Ao receber o Prêmio, a chefe do Centro de Energia Renovável e Eficiência Energética da Namíbia, Helvi Ileka, ressaltou que o projeto não é só um sucesso na prática, mas também demonstra como um programa de treinamento abrangente e de longa data, como o SOLTRAIN (Southern African Solar Thermal Training and Demonstration Initiative), pode reunir indústrias solares locais e internacionais, instituições de pesquisa da Europa e da África Austral e formuladores de políticas para criar uma estrutura para a ampla aplicação de sistemas térmicos.
As 58 casas são de tijolos pré-moldados de concreto e contam com água potável e energia elétrica. Com 40-50% do consumo de eletricidade em projetos habitacionais de baixo custo usados para aquecimento de água, sistemas de termossifão solar para preparação de água quente (coletor de placa plana de 2,1 m2 e tanque de água quente de 160 litros) foram fornecidos e instalados em todas as residências por uma empresa de energia solar da Namíbia com o apoio do projeto SOLTRAIN financiado pela Agência Austríaca de Desenvolvimento. A água quente é usada para tomar banho, lavar roupas e cozinhar.
O projeto melhorou significativamente o padrão de vida dos trabalhadores rurais, e demonstra como casas simples e acessíveis podem ser construídas localmente e equipadas com tecnologias solares sustentáveis.
Fonte: IEA-SHC dezembro/2022