A ABRASOL participou do Comitê Técnico Setorial Nacional de Energias Renováveis realizado no SENAI Pirituba – Escola SENAI Jorge Mahfuz, em São Paulo.
No Comitê Técnico Setorial são reunidos representantes da indústria, meio acadêmico, poder público, associações e/ou órgão de classe e especialistas do SENAI com o objetivo de revisar e aprimorar os cursos oferecidos no segmento em todo o país.
Segundo o diretor do SENAI Pirituba, Ricardo de Oliveira Campos, o principal propósito desse trabalho é validar o perfil do profissional que atuará no segmento de Energias Renováveis em suas diversas aplicações. Para isso, o SENAI convidou empresas e associações do setor, além dos conselhos de classe e outras instituições educacionais.
Neste contexto, a ABRASOL, representada pela Diretora Executiva Danielle Johann, foi uma das Associações que contribuiu com as discussões e posterior validação dos perfis profissionais propostos pelos especialistas do SENAI.
Após a conclusão dessa validação, a equipe do SENAI trabalhará na construção das ementas dos cursos discutidos, direcionando-os para a prática profissional dos futuros alunos que, posteriormente, atuarão nesse segmento.
Com o crescente interesse na utilização de fontes de energia limpa e sustentável, os cursos em energia solar térmica, por exemplo, surgem como uma forma de capacitar profissionais para atuarem nesse setor desenvolvendo as competências necessárias no que tange aos princípios, tecnologias e aplicações dessa fonte de energia renovável (energia solar), capacitando-os para atuar em projetos e instalações além da manutenção de sistemas de energia solar térmica de forma eficiente e segura.
Campos afirma que a atualização dos treinamentos da área de Energias Renováveis é extremamente importante, pois assegura que os profissionais formados estejam aptos a realizar as suas atividades com conhecimento das melhores práticas disponíveis, das regulamentações e das normas técnicas a serem seguidas.
“A capacitação em energia solar térmica cria oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor de energias renováveis. À medida que a demanda por sistemas solares térmicos aumenta, há uma maior procura por profissionais qualificados para projetar, instalar e manter esses sistemas”, exemplifica.
O SENAI-SP oferece soluções educacionais nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo instrutores qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança e o OpenLab da Indústria 4.0 e, em breve, o Laboratório de Subestação Digital e Inteligente para o Grid 4.0.
Os cursos ofertados abrangem diversos níveis de formação desde cursos livres de curta duração, aprendizagem industrial, cursos técnicos até cursos superiores de graduação tecnológica.
Especificamente o SENAI Pirituba atua na formação profissional com cursos nas áreas de Energias Renováveis, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eficiência Energética e Desenvolvimento de Sistemas.
Destaca-se a oferta do curso Técnico em Sistemas de Energia Renováveis e a trilha de ensino-aprendizagem para a área de Energia Solar Térmica, por exemplo:
- Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar (SAS) – 40h;
- NR – 35 – Segurança nas Atividades com Trabalho em Altura – 08h;
- Empreendedorismo – 20h.
“A parceria com a ABRASOL possui um papel fundamental na promoção da educação profissional com vistas a elevar o número de profissionais aptos a atuarem com a energia solar térmica frente a expansão dessa tecnologia no Brasil. Essa colaboração fortalece o desenvolvimento tecnológico e, dentre outros fatores, contribui significativamente para a transição energética no país”, finaliza Campos.