Aquecimento Solar Térmico deve ganhar espaço na busca por sustentabilidade

A energia solar está diretamente ligada à sustentabilidade. Logo, as tecnologias que utilizam a energia solar tendem a ganhar um destaque maior na nova realidade mundial pós-pandemia. Essa é a opinião da Profa. Dra. Elizabeth Marques Duarte Pereira, física e consultora da Agência de Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ), e da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK) e do Inmetro.

Ela diz que embora seja difícil fazer previsões sobre como a economia vai se comportar pós-pandemia, será preciso repensar o país de forma sustentável, com energia limpa e renovável, como é o caso da energia solar. A professora ressalta, no entanto, que para tirar o melhor proveito dessa energia é importante saber como utilizá-la.

Um exemplo é o uso da energia solar térmica, ideal para o aquecimento de água. “Não adianta utilizar, por exemplo, a energia fotovoltaica e acionar o chuveiro, a perda de eficiência será grande e o custo elevado.” Ou seja, para aquecimento de água o sistema ideal é o solar térmico. “Gosto de chamar a atenção de que a energia solar é, talvez, dentre todas as energias renováveis, a única que pode ser feita por uma decisão do consumidor. A energia eólica, por exemplo, é uma decisão de governo, a solar não. Depende exclusivamente do morador, do empreendedor. É uma decisão nossa.”

Ela lembra que as pessoas ficaram impressionadas como em poucos meses o meio ambiente está se recuperando com a redução da emissão de poluentes. “Se queremos um mundo melhor, mais sustentável, a energia solar é uma decisão nossa. É muito importante mostrar isso para o empreendedor, para o projetista e para o consumidor final.”

Outro ponto importante, destaca, é pensar as necessidades dentro de casa, que são basicamente, o uso de água quente e de energia elétrica. Ela explica que se a água quente será utilizada para o banho, não há necessidade de ter energia elétrica para aquecer a água. “Vou ter água quente diretamente. As pessoas não estão vendo muito isso. O quilowatt economizado com o aquecimento solar térmico é mais barato do que se eu tiver usando geração fotovoltaica para gerar água quente”.

Elizabeth afirma que estudos mostram que o Aquecedor Solar de Água faz com que o payback, o retorno do investimento caia, em média de 8 a 12 meses, dependendo da tarifa e nível de consumo do imóvel. “O kWh do aquecimento solar é muito mais barato. As Pessoas precisam entender que existem duas tecnologias, mas que a energia sola térmica para aquecimento de água, deveria ser a primeira opção.”

Àqueles que estão em regiões mais frias não devem se preocupar em utilizar o aquecimento solar. A professora lembra que não há problema que a engenharia nacional não possa resolver. Segundo ela, nas regiões onde a temperatura fica abaixo de zero grau em determinadas épocas do ano há o risco de congelamento, mas existem soluções de engenharia que resolvem plenamente o problema, portanto, não há restrições. “Temos um inverno ensolarado, uma situação privilegiada. Vamos ter que repensar tudo, então devemos buscar soluções energeticamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas.”