O setor de aquecedor solar térmico tem mais uma conquista para comemorar. O último relatório síntese do Balanço Energético Nacional (BEN), da Empresa de Pesquisa Energética do Brasil, divulgado recentemente, voltou a mostrar avanço na divulgação do setor de aquecimento solar térmico. Se no ano passado a energia solar térmica apareceu pela primeira vez dentro do setor de energias renováveis no relatório, este ano o setor ocupa uma página da publicação (32).
Para a diretoria da ABRASOL a publicação é motivo de muita alegria, pois demonstra que todo o trabalho da entidade na busca do reconhecimento da importância do uso da energia solar térmica, vem dando resultado. “Estamos fazendo um trabalho de formiguinha, mas que vem sendo recompensado e isso é o mais importante”, ressalta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.
De acordo com o Relatório, a fonte solar térmica atingiu 11.632 GWh equivalente em 2022, mantendo uma tendência de crescimento. O setor residencial respondeu por 80% do total deste número, enquanto o comercial ficou com 17% e o industrial 3%.