Independente do tipo de empreendimento, o aquecedor solar vem ganhando cada vez mais espaço quando a questão é economizar na hora de aquecer água. Mais um exemplo dessa pluralidade é o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), o primeiro do Brasil com especialidades e foco, totalmente voltados para os idosos em Recife (PE).
Com uma área total de 20.387,35 m² e área construída de 8.452,84m², o sistema de aquecimento solar foi pensado visando a redução do consumo de energia elétrica e o conforto e segurança para os pacientes, que a água aquecida por sistema de aquecimento solar térmico pode proporcionar.
O hospital possui quatro prédios (administrativo, enfermaria, cirúrgico, consultórios e exames). O sistema de aquecimento atende especificamente os banheiros das enfermarias, pontos de torneiras da área de preparo de alimentos, que ficam no prédio administrativo, e pontos de torneiras em áreas específicas do bloco cirúrgico.
Segundo o Engº Luiz Mário Ribeiro Matos, gerente de Instalações da Construtora Celi, as placas estão distribuídas na cobertura do edifício da Administração, para facilitar o posicionamento, por ser o prédio em maior cota da área do terreno.
A obra foi entregue à população em novembro de 2020. O gerente informa que a estimativa é de uma redução em torno de R$ 9.500,00/mês no consumo direto e uma redução total na demanda contratada de energia. “Em termos de geração de energia limpa corresponde a aproximadamente 12 mil kWh/mês.”
Luiz Mário faz questão de ressaltar que a Construtora Celi é uma empresa que se preocupa com a preservação do Meio Ambiente, não apenas nessa obra. “Instalamos o sistema solar térmico também no Hotel Go Inn, em Aracajú – SE, que é um ativo do grupo. O sistema está instalado desde sua construção em 2016.”