O país viveu um inverno bastante seco esse ano. Com o advento da pandemia, muito mais famílias ficaram em casa e o consumo de água cresceu, bem como o de energia. Esse novo cenário levanta, mais uma vez, a importância do país investir em energias renováveis, como o aquecedor solar.
O aquecimento de água por energia solar tem papel importante na matriz energética no país, explica o presidente da ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), Oscar de Mattos. “Temos trabalhado para mostrar aos legisladores e construtores, as vantagens da utilização do aquecedor solar, especialmente nos primeiros metros quadrados de um telhado, uma vez que uma placa solar térmica possui uma eficiência até quatro vezes maior que os painéis fotovoltaicos para aquecimento de água.”
Recentemente o governo Federal lançou o programa habitacional Casa Verde e Amarela, que substituiu o Minha Casa Minha Vida. A exemplo do programa anterior, o aquecedor solar está previsto no escopo, só que dessa vez não apenas para imóveis novos, mas também em reformas.
O presidente da ABRASOL lembra que apenas o aquecedor solar permite o armazenamento de energia. “Somente o aquecedor solar tem a possibilidade de acumular energia através do armazenamento de água quente. O uso de chuveiro elétrico gera um gasto importante de energia elétrica, logo, a utilização do aquecedor solar para água sanitária gera uma redução significativa no orçamento das famílias, especialmente nas classes de menor poder aquisitivo, nas quais o custo da energia elétrica é mais representativo, além do inequívoco benefício para o meio ambiente, com a redução dos gases de efeito estufa.”
No entanto, quando o aquecimento tem como fonte a energia solar, o potencial de crescimento deste setor é enorme, com custos muito atrativos ao consumidor final, com vantagens econômicas e energéticas indiscutíveis.
“É necessário termos políticas públicas que incentivem o uso do aquecedor solar, a exemplo do que acontece em algumas cidades com o programa cidades solares e o IPTU verde. Temos um país com uma irradiação solar excepcional e é preciso usar as fontes de energia de forma mais eficiente e racional. Tem muito trabalho a ser feito ainda, mas estamos confiantes de que temos tecnologia e uma enorme gama de vantagens para a disseminação do uso do aquecedor solar como fonte principal de energia quando o assunto é água quente”, argumenta Mattos.