A Energia Solar pede espaço

Está na hora de investir em energias renováveis para uso comercial e residencial.

Muito temos ouvido falar sobre o novo mundo pós-pandemia. Novos valores que serão adotados, novas maneiras de realizar o trabalho, de se relacionar com o próximo e muito mais. Para os diretores da ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), a preocupação com a sustentabilidade deverá influenciar definitivamente a escolha pelo sistema de aquecimento solar térmico.

O presidente da Associação, Oscar de Mattos, apesar de lamentar as perdas irreparáveis com a pandemia, espera que todo esse sofrimento sirva para as pessoas entenderem que é fundamental buscar uma maneira de viver com menos, pensando mais na proteção ao meio ambiente.

Nos últimos anos o setor tem trabalhado duramente para fortalecer junto aos governos a ideia de que é preciso incluir a Energia Solar Térmica no mix de soluções energéticas. “Precisamos apostar em energia limpa, em inovação, de forma a baratear o custo de infraestrutura desses sistemas”, comenta.

Ele reforça que a energia solar térmica é uma solução viável, que além de melhorar o conforto do consumidor, é capaz de garantir uma sensível redução de custos com energia elétrica. “Não se trata de inventar nada. Nosso país tem tecnologia, equipamentos de primeira linha e um fator natural invejável.”

Investir na energia solar térmica acredita Mattos, é garantir uma energia renovável, e fortalecer a indústria nacional, garantindo empregos e inserindo o país em um grupo seleto que pensa e age em prol da proteção do meio ambiente. “Os números mostram que a sociedade busca ser mais sustentável.”

Estimular o uso da energia solar térmica para aquecimento de água é considerado fundamental pela diretoria da ABRASOL. “Foi uma grande vitória ter a tecnologia implantada no sistema Minha Casa Minha Vida e já estamos inseridos no Programa Casa Verde e Amarela, mas temos potencial para muito mais. Os sistemas precisam chegar em todos os lugares. A indústria que tanto sofre com os custos da energia elétrica, precisa apostar nessa alternativa”, ressalta o presidente.