Uso de energia solar térmica no Brasil cresce 28%

Brasil, Estados Unidos, Grécia e Itália apresentaram um resultado surpreendente em relação à utilização da energia solar. A informação consta do Solar Heat Worldwide, principal publicação da IEA Solar Heating and Cooling Program (SHC). Segundo o documento, depois de sete anos o mercado global de energia solar térmica registrou um crescimento de 3% em 2021.

Para a ABRASOL é fundamental divulgar esse tipo de informação, uma vez que ela demonstra o crescimento do interesse mundial pelo uso dessa energia renovável. “Consideramos esse material muito rico em informações, em função disso resolvemos detalhá-lo para o mercado”, comenta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

O Relatório aponta que a capacidade térmica em operação atingiu 522 GWth, fornecendo calor verde para 109 milhões de clientes residenciais e comerciais em todo o mundo. Esta é a 18ª edição do Relatório que reúne dados de 70 colaboradores de vários países.

Dentre as informações destacadas, números que apontam um faturamento de US$ 18,7 bilhões, 380 mil empregos em todo o mundo e o impacto das políticas de apoio e aumento dos preços dos combustíveis fósseis.

Para Tomas Olejniczak, presidente do Programa SHC da IEA, o solar térmico provou mais uma vez que é um ator significativo no movimento em direção à neutralidade climática.

O Relatório indica que a demanda no Brasil cresceu 28%, enquanto os Estados Unidos aumentou em média 19%. A Itália, por sua vez, registrou um aumento considerado fenomenal de 83% no ano passado. No caso italiano o uso do aquecedor solar contou com um plano de investimentos robustos para fomentar o uso da tecnologia no país.

Paralelamente a isso, em outros países do mundo, o maior tempo em casa em função da pandemia, acabou levando ao investimento em soluções de aquecimento solar para home office, piscina, entre outros usus. No Brasil, além do crescimento do setor de construção o aumento dos preços da eletricidade também foi fundamental para estimular o uso da energia solar.

Mercados de aquecimento solar com as maiores taxas de crescimento em 2021. Fonte: Solar Heat Worldwide 2022

Confira as principais conclusões do Relatório em: www.iea-shc.org/solar-heat-worldwide.