Indústria Precisa Conhecer os Benefícios do Aquecimento Solar Térmico

Nesta edição vamos mostrar que o número de plantas de aquecimento solar industrial cresceu para aproximadamente 975 indústrias com uma área total de coletores instalados de 1,23 milhões de m². O México lidera em número de sistemas de aquecimento solar industrial, instalados devido à competitividade de custos com combustíveis fósseis, principalmente gás liquefeito de petróleo (GLP).

Mais do que apresentar números, o objetivo da ABRASOL é chamar a atenção para o tamanho do potencial que o Brasil possui para implantação do aquecimento solar térmico junto ao segmento industrial, uma vez que atualmente cerca de 4% das indústrias utilizam esse tipo de energia.

As tecnologias solares térmicas são adequadas para fornecer aquecimento a muitos processos, como pré-aquecimento para secagem, fervura, esterilização ou branqueamento com necessidades de temperatura de 90°C, deixando od processos industriais mais eficiente do ponto de vista energético, levando-se em consideração que a indústria está entre os setores econômicos mais desafiadores para descarbonização.

Diante deste enorme potencial e consciente do impacto da conta da energia elétrica nos custos da indústria, a ABRASOL tem buscado esclarecer o setor sobre os benefícios da utilização do aquecimento solar térmico. “Sabemos que é um trabalho lento e que precisa ser feito com base em dados que demonstrem a efetividade do processo. Em função disto temos todo o interesse em demonstrar os números do SHC, que demonstram os bons resultados conquistados por diversos países”, ressalta o presidente Luiz Antonio dos Santos Pinto.

O relatório completo e as principais conclusões estão disponíveis gratuitamente no site da IEA SHC (www.iea-shc.org/solar-heat-worldwide).