Resort em Olímpia Aposta na Sustentabilidade da Energia Solar Térmica

Sustentabilidade. Essa é a palavra que vem norteando muitas ações nos últimos anos e que deve ser a tendência do pós-pandemia. Mas a prova de que muitas empresas perceberam esse caminho muito antes de toda essa crise é o lançamento do Olímpia Park Resort, na cidade de Olímpia, interior de São Paulo.

Em operação desde maio de 2018 a obra foi concluída e o Hotel está pronto para ser utilizada com “carga total”. Inicialmente foram inauguradas duas torres com 228 apartamentos em cada. Em setembro de 2019 mais uma torre foi entregue, com 228 apartamentos e em novembro de 2019 a obra foi finalizada. No total, 912 apartamentos atendidos com sistema de Aquecimento solar de Água, especificamente para chuveiro, cozinha, refeitório dos funcionários e vestiários.

Segundo Flávio Cláudio, gerente de Manutenção da Enjoy – Hotéis e Resorts, esse é o primeiro empreendimento do Grupo e da operação da Enjoy e teve a sustentabilidade como base. “A ideia era aproveitar esse bem natural que temos e é muito evidente nessa região, por ser muito quente e na busca de uma economia com base nos estudos apresentados quando do projeto.”

No entanto, a utilização de energia solar térmica para aquecimento de água já ocupa lugar de destaque em outros projetos em estudo e implementação, explica. Ele diz que a primeira vantagem do sistema é a gratuidade da fonte de energia, que é o sol. “Estamos localizados em uma região tropical que recebe uma quantidade absurda de radiação solar, praticamente o ano todo e que é capaz de gerar mais energia do que podemos consumir.”

Graças a isso, o sistema passa a ser bastante vantajoso e confiável, argumenta, pois diferentemente de outras fontes geradoras, a solar depende exclusivamente da luz  do sol, uma fonte renovável e inesgotável. “Além dessa segurança, a sustentabilidade inerente à geração limpa de energia, manutenção simples e quase inexistente, somente testes de funcionamento e limpeza periódica das placas solares e rede hidráulica com seus componentes.”

Flávio Cláudio explica que ainda não foi possível avaliar a economia gerada, uma vez que o complexo foi entregue faseado e a conclusão aconteceu praticamente durante o início da pandemia. “Estamos cientes e confiantes nessa economia com base nos estudos do projeto. Pós-pandemia teremos esse estudo confirmado e com um ano de operação passando pelas quatro estações do ano, a confirmação dessa economia.”

Graças ao uso do sistema de aquecimento solar de água, foram eliminados todos os chuveiros elétricos das unidades. “Isso aumentaria em muito a carga instalada e refletiria diretamente na infraestrutura das instalações elétricas e no consumo de energia”, finaliza.