PepsiCo Implementa Sistema Solar Térmico economizando 140.000 M³ de Gás Natural em Sua Fábrica de Sete Lagoas (MG)

O projeto também reduz as emissões de gases de efeito estufa da empresa em 280 toneladas

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, implementou um projeto inovador em sua lanchonete em Sete Lagoas (MG): um sistema solar térmico que capta a luz solar e a converte em aquecimento da água de processo. Graças a essa tecnologia, foi possível reduzir o consumo de gás natural da usina em 140.000 m³ – o que também reduziu as emissões de gases de efeito estufa em quase 280 toneladas. Esse número corresponde a quase 18.000 árvores recém-plantadas.

O sistema solar térmico consiste em painéis solares planos de alto vácuo que funcionam automaticamente sem a necessidade de monitoramento e limpeza. Os resultados preliminares mostram que a usina gerou cerca de 3,9 kWh/m²/dia de energia térmica durante os meses de verão, fornecendo água quente de 60-75°C mesmo no clima seco de Sete Lagoas. A água aquecida pelo sistema é utilizada em diversos processos da planta. “Para dar um exemplo, usamos a água aquecida pelo sistema solar térmico para cozinhar o milho em nossos lanches. A diferença é que a água já é aquecida para o processo, então precisamos de menos tempo de aquecimento para atingir a temperatura que utilizamos nesta fase de produção”, explica Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

O novo sistema solar térmico está um passo mais próximo da meta global da PepsiCo de reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030 (a partir de 2015) e atingir zero líquido até 2040. “O aproveitamento da energia térmica do sistema solar é uma importante inovação no país. Com esta iniciativa, tornamo-nos mais sustentáveis ​​– uma premissa que está no centro da nossa abordagem na empresa para evoluir continuamente para uma cadeia de valor positiva”, afirma Guerreiro. Segundo ele, a solução é escalável e deve ser utilizada em outras instalações da PepsiCo Brasil com painéis solares ainda maiores nos próximos anos.

Em 2021, a PepsiCo anunciou o lançamento de sua plataforma PepsiCo Positive (pep+), que coloca a sustentabilidade no centro de sua busca por crescimento e valor, operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e as pessoas. Como resultado, a sustentabilidade está começando a afetar a forma como a PepsiCo faz negócios: desde a aquisição de ingredientes até a fabricação e a distribuição de seus produtos de forma mais sustentável para inspirar as pessoas a fazerem melhores escolhas para si mesmas e para o planeta. “O sistema solar térmico é mais um passo no nosso caminho para a sustentabilidade. Estamos continuamente evoluindo os processos e impulsionando a inovação em várias frentes para fazer nossa parte para mitigar as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor”, disse Alex Carretero, CEO da PepsiCo Brasil Alimentos.

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